O LÍDER INSPIRA OS OUTROS.
O LÍDER INSPIRA OS OUTROS.
vivendo sem sonhos.
Todo mundo, ou pelo menos a maioria das pessoas dizem ter tido sonhos, desejos que não se concretizaram, e, hoje, fazem parte do passado. E, como psicanalista, na rotina profissional, ouvi muitos adultos se lamentarem do que não fizeram, pela frustação de não terem realizado algo que poderia ter mudado suas vidas e a transformado para melhor. Assim vi engenheiro dizer que seu desejo era ser médico, mas que, por influência familiares se formaram em engenheiros, e bons, diga-se de passagem. Médicos são os mais comuns nesse quezito, pois todo médico (a), ou a maioria deles, quer ter um filho, ou o único filho, médico, como ele, seguindo sua carreira. E não estão errados ao agirem assim, posto que os médicos no Brasil são mais influentes, bem relacionados e conseguem melhores salários do que a maioria dos trabalhadores de outras áreas, mesmo as consideradas mais difíceis. Assim o seguimento da carreira seria a garantia de sucesso econômico e social, tão desejada por todo pai ou mãe.
Já, entre nós, professores, ocorre de maneira oposta à dos médicos e outras profissões mais valorizadas, já que esforçamo-nos ao máximo para que nossos filhos não sigam nossa profissão e sigam outras mais valorizadas como a de médicos, mesmo tendo que pagar faculdades particulares de medicina, ao preço de R$5.000.00 ao mês, mais custos de moradia e alimentação e etc...e/ ou outras, desde que não conduza nossos filhos à sala de aula. Mas aqui, cabem as perguntas: quem deve escolher sua profissão: você ou seu filho? E onde fica o sonho pessoal?
Com esse pequeno ensaio, quero demonstrar que nossos sonhos pessoais acabam atropelados pelos sonhos e desejos de nossos pais ou familiares, e, na maioria das vezes, abrimos mão desses sonhos para agradá-los, até, que um dia, chegado aos 40/ 50 anos, nos damos conta de que vivemos os sonho dos outros e não os nossos. isso pode nos trazer frustações, desinteresses pelo que fazemos e até depressão, mas tem cura, como tudo na vida, menos alguns cânceres e AIDS. Com o passar dos anos, nos conformamos e seguimos em frente e poucos são capazes de mudar uma trajetória de tantos anos. O mundo concreto, a sociedade, os compromissos nos impulsiona a seguir em frente como sempre. Confiamos na frase antiga que diz:" o que deu certo até agora, até o fim dará."
Somos o que fizemos de nossas vidas.
Na vida, não há retornos fáceis, mas existem novos caminhos a serem seguidos e esses caminhos são as chaves que temos nas mãos. Elas podem nos conduzir à verdadeira felicidade, quando percebermos que o caminho percorrido não é o melhor. São escolhas que temos e podemos concretizar: só depende de nós.
Salvador é professor e psicanalista clínico.
O poderoso exige dos outros.
Uma autoridade deve ser construída ou conquistada. Pode ser construída pelo grupo, também, quando todos decidem agradar e contribuir com a seu líder. Como os grandes líderes do passado envolviam as pessoas do pescoço para cima? E qual o maior líder da humanidade?
Jesus. Esse sim, foi e é considerado o maior líder que já existiu. E o que ele disse sobre liderança? Servir. Simplesmente. Dar às pessoas o que elas precisam e isso lhe dará tudo o que você precisa, principalmente satisfação, auto-confiança, respeito e admiração dos outros. É blíblico. Pense num vizinho que voce não o admira. Mas um dia ele lhe serve. Como o verá daí em diante?
Estudos recentes mostram que 10% dos liderados não aceitam sua autoridade. Cuidado para não colocar os outros 90% na mesma cesta com eles. Não saia por aí dizendo que todos não fazem o que eu mando. Ninguém me respeita, ninguém cumpre o combinado. Essa atitude só fará aumentar o número daqueles 10%, queira você isso ou não.
Se dermos às pessoas o que elas precisam, isso as fará parecermos ÓTIMOS. Você acredita nisso? Meu conselho para lidar com aqueles 10% : LIVRE-SE DELES O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. Como? Ajude-os. Conquiste a admiração deles. Lembra-se daquele vizinho que você não o admirava? Pois é: faça o mesmo com eles e, só assim, terão motivos para respeitarem e o admirarem. Não há segredo nisso. Há de ter coragem e confiança. O resultado vem com o tempo.
Salvador é psicanalista Clínico e professor.
" O maior prazer que tive na vida, foi o de fazer aquilo que os outros diziam ser impossível fazer"Walter Bagehot.
Pessoas de sucesso encontram opornidades onde os outros vêm barreiras. Pois quem fazer algo pra si, encontram meios de fazê-lo; quem não quer, inventa desculpas. Vivemos um anto de muitas dificuldades financeiras, mas não para todos. Grandes milhionarios surgiram justamente em grandes crises.
Em qual dos grupos você se encaixa? Eu não sei se ficarei milhionário; mas espero conseguir minha casa na praia. Esse é o meu propósito para 2015 e vou concretizá-lo, apesar da crise.