O monge e o executivo. Parte 2.
O monge e o executivo. Parte 2.
PODER X AUTORIDADE.
Minha mãe tem muita autoriade sobre minhas ações. Hoje ela é uma velha senhora, lenta e de poucas palavras. Mas eu a escuto e respeito. E de onde vem sua autoridade? Da minha admiração por ela.
Não há como ter autoridde sobre alguém, se ela não é admirada por você. Esse laço é que liga lider e comandados. Antes de obrigá-los a servir, o lider serve. E esse serviço gera admiração, respeito, empatia. O respeito gera o trabalho: o trabalho do líder. E o bom líder, está sempre antenado às necessidades de seus comandados, e, às vezes, até os antecipa. E isso é um grande mérito de líder.
Meu antigo chefe é hoje um homem velho, sem nenhuma autoridade. Mas eu faria qualquer coisa que ele pedisse. De onde ele tirou essa autoridade sobre mim? De seu serviço. Lembro-me bem de quantos atritos nós tivemos, mas ele sempre segurava o meu ímpeto juvenil e sem os seus conselhos, eu não seria o que sou hoje. Ele possuía princípios, coerência, persuasão e sabia porque liderava. Era humilde, dialogava e aceitava ponderações, e voltava atrás. Era humilde. Sabia que lidava com seres humanos sensíveis, impetuosos, mas inseguros, como são a maioria dos jovens profissionaisl. Ele não confundia seu sua autoridade com seu grande poder. Esse era o seu segredo e nós o admirávamos por isso.